Drinkability
Então, cá estamos de novo nesse maravilhoso Guia do mundo da
cerveja. Hoje eu vim explicar uma das coisas que mais mexe com a cabeça dos
iniciantes desse mundo da cerveja: o Fator Drinkability.
Não é tão difícil quanto parece. Sendo bem sucinto,
Drinkability é a quantidade da cerveja que você consegue beber. Mas dentro
dessa historia simples tem muito mais coisa do que parece.
Existem pesquisas (sim cerveja é uma coisa mais séria do que
parece), que tentam desvendar o que seria essa tal drinkability. E elas
desvendaram muitas coisas, e com isso geraram muitos e muitos conceitos de
drinkability. Desde a simples sensação de satisfação com a cerveja, passando
pelo amargor dela e indo até o fator de esvaziamento do estomago (pasmem).
O artigo que eu mais gostei trata a drinkability como um
fator fisiológico dividido em 4 efeitos.
1- Efeito Sensorial: causado pelo aroma, sabor,
temperatura e textura da cerveja. Essas características podem inibir rapidamente
a vontade de beber. Esse mecanismo, proposto em 1960, é chamado saciedade
sensorial específica, ou seja, determinadas características de um alimento são
reconhecidas pelo indivíduo e inibem sua vontade de continuar bebendo.
2- Efeito Cognitivo: representa as informações e
crenças do indivíduo sobre as propriedades da cerveja e seus efeitos sobre o
consumidor. Um exemplo muito comum de efeito cognitivo sobre o consumo de
cerveja é o do consumidor que não bebe determinada marca porque esta,
supostamente, lhe causará dores de cabeça após o consumo. Sirva-lhe o produto
sem que saiba da marca e ele beberá sem maiores conseqüências!! Anule o efeito
cognitivo!
3- Efeito pós-ingestivo: estão incluídas aqui
alterações normais do organismo, causadas pela ingestão da cerveja, como
distensão do estômago, taxa de esvaziamento do estômago e liberação de
hormônios e receptores físico-químicos específicos pelo trato intestinal.
4- Efeito pós-absortivo: são os mecanismos de
correntes da ação de metabólitos após sua absorção pelo intestino para a
corrente sanguínea. Envolve, por exemplo, a ação do álcool, da glicose e de
aminoácidos sobre as funções cerebrais.
A junção desses efeitos gera o fator de drinkabilidade da
cerveja. Então, vocês devem ter
percebido que drinkability é um fator pessoal, e, portanto, ele não é um fator
pra medir se a cerveja artesanal é ou não é boa (A Artesanal sim, mas a
comercial leva a drinkability muito a sério.).
Acho que deu pra entender o principal da parada. É bom
conhecer os termos e jargões técnicos mais a fundo para se familiarizar com
essa loucura que é a cerveja. Espero que vocês estejam gostando da viagem e até
a próxima.
Fonte: http://tecbeer.com.br/artigo/69-drinkability
Nenhum comentário:
Postar um comentário